Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Escassez de chuva já causa prejuízos em Palmitinho

    A ocorrência de chuvas abaixo do necessário nas últimas semanas já causa perdas na agricultura de Palmitinho e região, principalmente em lavouras de milho.  
Em fase decisiva, lavouras de milho são as mais prejudicadas
    Os prejuízos podem chegar a até 20% em algumas lavouras de milho, além de prováveis perdas na cultura de fumo, feijão, e pastagem do gado leiteiro. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmitinho, Deonir Sarmento, “a falta de chuva, e a seqüência de dias com umidade baixa tem causado perdas na agricultura, pois as plantações de milho para silagem, tem forçado os agricultores iniciar a colheita antes do tempo e com uma perda já significativa de massa e de grão”, salientou.
   A falta de chuva também já registra uma diminuição grande nos reservatórios e vertentes de água, bem como uma redução no volume de águas nos lajeados e rios do município, só nesta segunda feira (19), mais de 10 famílias procuraram o poder publico registrando a falta de água potável para o consumo humano e animal, algumas famílias já estão se servindo de água dos vizinhos puxando de litro a aproximadamente 500 metros de distância, revelou Sarmento.
     Nesta terça-feira (20), Sarmento, que também é o Presidente do Legislativo, juntamente com o Prefeito em Exercício Valmir da Rosa e Silva, estiveram reunidos para planejar uma estratégia de socorro as família que estão com falta de água, bem como, para iniciar alguma ação para amenizar a situação. Nos próximos dias algumas medidas de podem surgir para auxiliar os agricultores.
     Conforme dados da Emater de Palmitinho, as precipitações atingiram apenas 30 milímetros durante o mês de dezembro, quando o ideal seria de 100 a 150 milímetros. Conforme o Chefe da Emater, Mateus Cargnin, apesar de ainda não haver levantamentos oficiais e pedidos de auxílio junto à agencias bancárias do município, já é possível perceber danos na agricultura.
      A estiagem várias regiões do estado, principalmente o Vale dos Sinos. Em nossa região as chuvas que ocorreram a cerca de 15 dias já não estão sendo suficientes para suprir a necessidade de umidade  das plantações em desenvolvimento. 

Com informações do STR e Emater de Palmitinho
Fotos: Deonir Sarmento

Nenhum comentário: